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ACI Educa

Cursos e Palestras

Palestras

Ciclo de palestras presencias com objetivo de levar conceitos e orientações aos associados.

Áreas de conhecimento: Administração de empresas, Finanças, Gestão de pessoas, Processos administrativos, Marketing digital, Atendimento e vendas e E-commerce.

Será realizado no período de 18 de janeiro a 25 de fevereiro de 2021 com palestras presenciais na sede da ACIRP.

As palestras serão gratuitas e exclusiva para empresas associados. Não haverá limite de inscrições por empresa, respeitando a capacidade do auditório. Todos receberão uma apostila da palestra e certificado de participação por meio digital.

*As palestras serão presencias e somente serão realizadas se houver permissão dos decretos municipais/estaduais. Caso não haja, as palestras acontecerão de forma virtual, mas serão realizadas no horário comercial.

Confira e programe-se:

Agenda e conteúdo das palestras

Fluxo de caixa – Como fazer de forma eficaz

Dia: 18/01/21
Horário: das 19h. às 21h.
Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Conhecer a importância desta ferramenta e como ele impacta no resultado financeiro da empresa desde que seja usado de forma eficaz.

Conteúdo programático:
– Planejamento
– Objetivos do luxo de Caixa
– Fatores externos que influenciam o fluxo de caixa
– Construção do fluxo de caixa

Instrutor: Alexandre Sabioni

Mini currículo: Diretor do Centro CATE – Consultoria Empresarial, Pós-graduado em Controladoria, Finanças e Auditoria e Graduado em Gestão Contábil. Profissional com mais de 29 anos de experiência na área Administrativa Financeira, atuando em empresas nacionais de médio e pequeno porte. Atua como Instrutor e Consultor Empresarial.

 

Formação do preço de venda no comércio

Dia: 19/01/21
Horário: das 19h. às 21h.
Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Fazer a precificação correta dos produtos com o objetivo de evitar erros para não comprometer a saúde econômico-financeira da empresa.

Conteúdo programático:

– Importância da precificação
-Conceitos básicos de Markup
– Ficha Técnica
– Custos fixos e custos variáveis
– Faturamento bruto e cálculo da precificação.

Instrutor: Prof. Me. Ariovaldo da Costa Botelho Júnior

Minicurrículo do instrutor: Mestre em Administração de Empresas, Pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Legislação Tributária, Curso de Extensão em Consultoria Empresarial, Graduado em Administração de Empresas, Técnico em Contabilidade e Transações Imobiliárias, Professor Universitário em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, diretor do Centro CATE – Consultoria Empresarial, Pós-graduado em Controladoria, Finanças e Auditoria e Graduado em Gestão Contábil. Profissional com mais de 29 anos de experiência na área Administrativa Financeira, atuando em empresas nacionais de médio e pequeno porte. Atua como Instrutor e Consultor Empresarial.

A verdade dá lucro!

Dia: 21/01/2021
Horário: das 19h. às 21h.
Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Promover a discussão e reflexão sobre o tema proposto, com o objetivo de desenvolver novos hábitos de pensamentos e atitudes que desenvolvam, através de líderes mais preparados, a formação de equipes de alto desempenho com resultados consistentes e duradouros.

Conteúdo programático:

Uma das grandes dificuldades dos líderes de equipes é falar francamente com seus colaboradores sobre desempenho e produtividade pessoal. Afinal, dizer a verdade às pessoas pode causar constrangimentos, melindres e ofensas e com o receio de gerar efeitos contrários, como baixa autoestima e desmotivação, muitos gestores optam por não falar a verdade e, com isso, comprometem o desenvolvimento de sua equipe e, consequentemente, a lucratividade da empresa.
Esta palestra é um convite a uma nova prática: a de lidar abertamente com seus colaboradores, de maneira íntegra e honesta, conquistando o real comprometimento de sua equipe.
Em tempos de “Crise” dizer a verdade pode ser um caminho para influenciar o bom desempenho de sua equipe!

Instrutora: Jeanne Pimentel

Minicurrículo da instrutora: Especializada em gestão de vendas e atendimento ao cliente. Graduada em Gerência em Marketing e Vendas pela Universidade Barão de Mauá – Ribeirão Preto (SP), Pós graduada em Marketing Digital pelo instituto internacional ILADEC, Cursou MBA Estratégico em Vendas, Compras e Serviços, também pela Universidade Barão de Mauá. Participou de diversos processos de planejamento estratégico para potencializar vendas em grandes redes como Microcamp Internacional, Cia Atlética, Microlins, Evolua, Claro, Colormídia, Academia Atenas, ACIF, entre outros. Acumula uma experiência de mais de 10 anos à frente de equipes de vendas, sempre trabalhando com foco em atendimento de alta performance e fidelização do cliente.

Marketing digital – Como planejar 2021

Dia: 25/01/21

Horário: das 19h. às 21h.

Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: O marketing digital foi o grande destaque nas empresas para vendas e relacionamento em 2020. E agora como planejar 2021? Veja nesta palestra dicas e informações relevantes para ter sucesso no marketing digital este ano.

Conteúdo programático:

  • Simplificar e otimizar o trabalho de marketing
  • Aplicar a sua criatividade para as mídias sociais
  • Ter tempo para se dedicar às tarefas importantes do seu negócio
  • Aumentar a visibilidade da sua marca
  • Criar conteúdos incríveis para seu público
  • Usar cada mídia social da forma correta

 Instrutora: Vivian Piovani

Minicurrículo da instrutora: Publicitária e especialista em marketing de varejo. Lecionou nos cursos de graduação na UNAERP e pós-graduação da FAAP. Atuou como Consultora especialista de marketing do SEBRAE e como gestora de projetos de moda. Atualmente proprietária da agência de marketing digital Sonet Marketing.

Controles financeiros com foco em resultados

Dia: 27/01/21

Horário: das 19h. às 21h.

Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Conhecer como utilizar os controles financeiros na gestão da empresa no apoio das tomadas de decisões.

Conteúdo programático:

Principais controles financeiros

– Erros mais comuns na gestão Financeira e como evitá-los

– A importância da gestão do capital de giro.

Instrutor: Alexandre Sabioni

Mini currículo: Diretor do Centro CATE – Consultoria Empresarial, Pós-graduado em Controladoria, Finanças e Auditoria e Graduado em Gestão Contábil. Profissional com mais de 29 anos de experiência na área Administrativa Financeira, atuando em empresas nacionais de médio e pequeno porte. Atua como Instrutor e Consultor Empresarial.

Mídias sociais para empreendedores

Dia: 01/02/21

Horário: das 19h. às 21h.

Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: As mídias sociais são um poderoso canal de vendas e relacionamento, mas devem ser usadas com planejamento e foco no seu negócio. Nesta palestra saiba como utilizar a rede social adequada para o seu empreendimento.

Conteúdo programático:

  • Criar um planejamento de conteúdo para redes sociais
  • Usar cada rede social de acordo com seus objetivos
  • Criar calendário de postagens orgânicas, impulsionadas, stories e IGTV (aplicativo de vídeo do Instagram)

 Instrutora: Vivian Piovani

Minicurrículo da instrutora: Publicitária e especialista em marketing de varejo. Lecionou nos cursos de graduação na UNAERP e pós-graduação da FAAP. Atuou como Consultora especialista de marketing do SEBRAE e como gestora de projetos de moda. Atualmente proprietária da agência de marketing digital Sonet Marketing.

Sucessão em empresas familiares

Dia: 02/02/21

Horário: das 19h. às 21h.

Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Apresentar um panorama das empresas familiares no Brasil, ressaltando a importância do planejamento da sucessão, com vistas à diminuição dos conflitos familiares e à busca da perenidade da empresa.

Conteúdo programático:

  • O que é Governança Corporativa?
  • Característica das empresas familiares
  • Cenários das empresas familiares no Brasil
  • Desafios das empresas familiares
  • O eterno conflito Família-Negócio
  • O Planejamento da sucessão
  • Principais ferramentas de governança em empresas familiares.

 Instrutor: Gilberto Moraes

Mini currículo: Consultor e instrutor do Centro CATE – Consultoria Empresarial, Psicólogo Organizacional, Pós-Graduado em Planejamento Estratégico de RH. Coach Executivo-Empresarial, Professor e Consultor. Atuou como Gestor de Pessoas em diversas empresas. Especialista em processos de seleção, treinamento e desenvolvimento e avaliação de talentos, além de desenvolvimento de lideranças.

E-commerce – Como iniciar com sucesso

Dia: 03/02/2021

Horário: das 19h. às 21h.

Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Para sua empresa ter sucesso nas vendas on-line precisa realizar um bom planejamento. Vamos mostrar os primeiros passos deste planejamento com estratégias de sucesso e como posicionar a sua marca no mundo digital.

Conteúdo programático:

– Canais de Vendas: Vamos apresentar os principais canais de vendas on-line, para que possa vender seu produto

– Canais de Marketing: Onde e como divulgar seus canais de vendas e seus produtos.

– Plano de ação e investimentos: O que fazer para vender, Como fazer uma venda on-line e Em quais canais de marketing investir.

– Análise de Resultados: Quais KPI (sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho, em português) verificar e como saber a performance de suas vendas e qual o retorno sobre o investimento.

Instrutores: Marco Aurélio Vieira da Silva e Danilo Diniz

Mini currículo:

Marco Aurélio Vieira da Silva – Graduado em Marketing, Pós-Graduado em Marketing Digital e E-commerce, Certificado Google Ads, Certificação em Operação de Plataformas para E-commerce (Vtex, Jet, Loja Integrada, Tray). Atuante na área de E-commerce desde Fev/2015, passando por vários setores, atendimento, key account, back office, analista de marketing, analista de e-commerce, supervisor de e-commerce e atualmente gerente de e-commerce.  Sócio e Head de Marketing/Projetos na Impulsiona uma cooperativa de conhecimento focado em criação de sites, lojas virtuais e consultorias de performance digital para pequenas e médias empresas. Fundador Proprietário do Projeto Cervejas RP, página de divulgação de conteúdo de cervejas artesanais de Ribeirão Preto e região.

Danilo Diniz – Desenvolvedor front-end com 6 anos de experiência em e-commerce, especialista em tráfego orgânico e ferramentas de performance. Especialista em criação de sites e-commerce (Interface), SEO e Google Ads.

Prospecção em vendas

Dia: 08/02/20

Horário: das 19h. às 21h.

Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Desmistificar as dificuldades de prospectar novos clientes e ajudar empresas e profissionais de vendas a terem mais controle sobre seus resultados através da captação sistemática para suas marcas ou produtos.

Conteúdo programático:

Abordando o tema de forma prática e de descomplicada, esta palestra pretende minimizar as travas de prospecção que grande parte dos profissionais de vendas enfrentam.

Temas desenvolvidos nesta palestra:

– O medo da rejeição;

– Os critérios de localização;

– Abordagem de novos clientes.

Instrutora: Jeanne Pimentel

Minicurrículo da instrutora: Especializada em gestão de vendas e atendimento ao cliente. Graduada em Gerência em Marketing e Vendas pela Universidade Barão de Mauá – Ribeirão Preto (SP), Pós graduada em Marketing Digital pelo instituto internacional ILADEC, Cursou MBA Estratégico em Vendas, Compras e Serviços, também pela Universidade Barão de Mauá. Participou de diversos processos de planejamento estratégico para potencializar vendas em grandes redes como Microcamp Internacional, Cia Atlética, Microlins, Evolua, Claro, Colormídia, Academia Atenas, ACIF, entre outros. Acumula uma experiência de mais de 10 anos à frente de equipes de vendas, sempre trabalhando com foco em atendimento de alta performance e fidelização do cliente.

Gestão de processos para micro e pequenas empresas

Dia: 10/02/21

Horário: das 19h. às 21h.

Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Demonstrar e desmistificar a gestão de processos, e a gestão por processos, e avaliar aspectos que viabilizam sobretudo as micro e pequenas empresas terem em seus processos diferenciais competitivos e de negócios.

Conteúdo programático:

  • Conceitos de Processos e sua estrutura.
  • A Organização das empresas e seus tipos.
  • Porque a Gestão de Processos é Importante no Mundo Atual.
  • Entender a cultura empresarial.
  • Mapeamento de Processos. (modelos, aplicações, e tratamento de exceções).
  • Como extrair do capital intelectual interno e de parceiros a adesão aos processos, e a participação em melhoria contínua.
  • Como monitorar os processos e seus indicadores
  • Como motivar as pessoas a participar da mudança, e minimizar resistências.
  • O que diferencia a gestão de processos e a gestão por processos.
  • Como equilibrar adequadamente o uso de processos com uso de tecnologias a cultura da empresa e de seu público-alvo.

Instrutor: Wladimir Menegassi

Mini currículo:

Consultor e Instrutor do Centro CATE – Consultoria Empresarial, Formado em Análise de Sistemas.  Especialização MBA em Gestão Empresarial. Uso de tecnologia e técnicas estatísticas em Mestrado, para análise de dados, Experiência no Mapeamento de Processos em diversos segmentos, Sólidos conhecimentos e criatividade no uso de tecnologias, Experiência em avaliar sistemas de informações adequados,  Instrutor da comunicação entre a Gestão da empresa e empresas / profissionais de tecnologia da informação,  Larga experiência em especificação de projetos de sistemas integrados e  Conhecimentos em Unir Tópicos avançados de tecnologia e Gestão Empresarial.

Inteligência Emocional – Utilizando o QE (Inteligência Emociona) para obter sucesso na vida pessoal e profissional

Dia: 22/02/21

Horário: das 19h. às 21h.

Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Compreender as diferenças entre Inteligência Cognitiva (QI) e Inteligência Emocional (QE), bem como vários conceitos relativos ao tema, conscientizando os participantes sobre a importância do desenvolvimento da QE para o sucesso nos relacionamentos pessoal e profissional.

Conteúdo programático:

  • QI x QE – A equação que redefiniu o que é ser inteligente;
  • Por que gerenciar as emoções é tão importante no mundo atual?
  • O analfabetismo emocional;
  • O que são e para que servem as emoções?
  • O cérebro reptiliano – Nossa herança maldita!
  • O cérebro Racional x Emocional;
  • Os avanços da neurociência – agora compreendemos melhor como tudo funciona;
  • O viés da negatividade;
  • As 5 habilidades da Inteligência Emocional;
  • Como ser alguém emocionalmente mais inteligente?

Instrutor: Gilberto Moraes

Mini currículo: Consultor e Instrutor do Centro CATE – Consultoria Empresarial, Psicólogo Organizacional, Pós-Graduado em Planejamento Estratégico de RH. Coach Executivo-Empresarial, Professor e Consultor. Atuou como Gestor de Pessoas em diversas empresas. Especialista em processos de seleção, treinamento e desenvolvimento e avaliação de talentos, além de desenvolvimento de lideranças.

Como monitorar e criar estratégias para aumento nas vendas com o marketing digital

Dia: 23/02/21

Horário: das 19h. às 21h.

Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Aprenda a criar estratégias eficazes com o marketing digital com foco no aumento das vendas.

Conteúdo programático:

  • Como fazer anúncios criativos e que vendem
  • Como identificar o seu público-alvo e criar estratégias focadas
  • Como analisar as métricas nas redes sociais

 Instrutora: Vivian Piovani

Minicurrículo da instrutora: Publicitária e especialista em marketing de varejo. Lecionou nos cursos de graduação na UNAERP e pós-graduação da FAAP. Atuou como Consultora especialista de marketing do SEBRAE e como gestora de projetos de moda. Atualmente proprietária da agência de marketing digital Sonet Marketing.

Tecnologia como apoio a processos e indicadores

Dia: 25/02/21

Horário: das 19h. às 21h.

Local: ACIRP – Salão nobre (6º andar)

Objetivo: Demonstrar como as tecnologias existentes no mundo digital, podem apoiar seus processos, e permitir gestão de indicadores no tempo certo, para apoiar e motivar a busca por resultados, bem como a geração, análise e interpretação de indicadores.

Conteúdo programático:

  • A estrutura organizacional e suas necessidades de processos eficazes e integrados a seus planos e a sua cultura
  • Estrutura de tecnologias para atender as necessidades operacionais da empresa
  • Como a tecnologia apoia os gestores e a equipe a tomar decisões em tempo hábil
  • Qual a sequência ideal para aquisição e implantação de tecnologias voltada a processos e indicadores.
  • Como ter acesso a informações através da inteligência de negócios (B.I. – Business Inteligence).
  • O direito de acesso as informações empresariais, mantendo intactos os direitos de propriedade intelectual de desenvolvedores de tecnologias
  • A política de segurança da informação e a observância da LGPD no uso de tecnologias

Instrutor: Wladimir Menegassi

Mini currículo:

Consultor e Instrutor do Centro CATE – Consultoria Empresarial, Formado em Análise de Sistemas.  Especialização MBA em Gestão Empresarial. Uso de tecnologia e técnicas estatísticas em Mestrado, para análise de dados, Experiência no Mapeamento de Processos em diversos segmentos, Sólidos conhecimentos e criatividade no uso de tecnologias, Experiência em avaliar sistemas de informações adequados,  Instrutor da comunicação entre a Gestão da empresa e empresas / profissionais de tecnologia da informação,  Larga experiência em especificação de projetos de sistemas integrados e  Conhecimentos em Unir Tópicos avançados de tecnologia e Gestão Empresarial.