A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) acompanhou na última sexta-feira (07/07), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o leilão do projeto de Parceria Público-Privada da iluminação pública da cidade.
A vencedora foi a empresa Conecta Ribeirão Preto, que irá substituir cerca de 83 mil pontos de luz e instalar outros 12 mil ao longo dos 13 anos da vigência do contrato de concessão. A expectativa é alcançar um aumento de 68% na eficiência energética.
A Conecta apresentou a melhor proposta, que vai custar R$ 1.034.208,14 mensal aos cofres públicos, um deságio de 43,72% em relação ao teto de gasto estimado pela Prefeitura em R$ 1.837.565,47.
A substituição das lâmpadas de metal pesado por opções não-poluentes promete trazer ganhos ao meio ambiente e ao turismo municipal ao mesmo tempo em que desonera o orçamento.
A Acirp esteve representada por Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais; Igor Lupino, coordenador jurídico e de Relações Institucionais, Eduardo Rodrigues, auxiliar jurídico; e Lucas Ribeiro, analista do Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB).
“A PPP deverá ser positiva para a cidade, que passará a ter iluminação por LED em todas as ruas, praças e parques, alcançando uma melhora na segurança, um dos pontos que Acirp monitora visando o desenvolvimento regional”, avalia Ferreira.
Também estiveram presentes ao leilão o prefeito Duarte Nogueira; o secretário Especial do Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti; o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim; e a vice-presidente Agente Operador Caixa, Luciola Aor Vasconcelos.
