A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – ACIRP comemora a antecipação da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público municipal como resultado de uma série de esforços da entidade em defesa das finanças locais e do equilíbrio das contas públicas.
A medida atende uma solicitação direta do presidente da entidade, Dorival Balbino, e vai injetar R$ 52 milhões na economia.
“Desde o início de nossa gestão temos defendidomedidas de saneamento das contas da cidade, como o combate ao déficit do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) e o equilíbrio entre receitas e despesas. Com as contas em dia, a Prefeitura foi capaz de antecipar, com responsabilidade, o pagamento parcial do salário adicional, o que beneficia os servidores e também o comércio local”, avalia Balbino.
Levantamento do Instituto de Economia “Maurílio Biagi” da ACIRP aponta que a média da massa salarial mensal da cidade é de R$ 767,6 milhões. O valor a ser injetado pela antecipação de parte do 13º corresponde a um incremento de 7% neste volume.
“É um dinheiro extra na renda do trabalhador, de modo que a maior parcela deste montante acaba sendo gasto não com as contas do dia a dia, mas com compras diversas e lazer”, avalia o coordenador do Instituto, Antonio Vicente Golfeto.