A Associação Comercial de Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) recebeu ontem (31/1) em sua sede o secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, para apresentação das obras previstas para 2023 na região Central da cidade. Participaram do encontro os diretores da Distrital Centro e empresários e representantes de outras entidades de classe.
O edital do projeto do corredor de ônibus no quadrilátero central (concorrência nº 15/2022 – Processo Administrativo nº 162235/2022) foi publicado no dia 10/1. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na licitação está marcada para 13 de fevereiro. O valor estimado do investimento é de mais de R$ 26 milhões e as intervenções devem ocorrer nas ruas Visconde de Inhaúma, Barão do Amazonas, Florêncio de Abreu, Lafaiete e Américo Brasiliense, bem como nas avenidas Jerônimo Gonçalves e Doutor Francisco Junqueira.
A ACIRP tem atuado como interlocutora de seus associados junto à Prefeitura desde que o início das propostas do Ribeirão Mobilidade, programa hoje com obras por toda cidade. As intervenções permitem a modernização do espaço urbano e devem trazer benefícios futuros, mas, no presente, representam um grande prejuízo aos comerciantes.
De acordo com Carlos Ferreira, gestor de Relações Institucionais e Marketing da entidade, a associação tem apresentado soluções que buscam reduzir os impactos das obras nos comércios locais, que são muito graves.
“Temos cobrado mais agilidade na retomada de obras paralisadas e uma melhor comunicação sobre o que acontece, pois muitos dos que tem obras em sua porta não sabem o que há por trás dos tapumes ou por qual razão algumas etapas são interrompidas, informações básicas e que ajudam a integrar os empresários e cidadãos, e até a dissipar um pouco das incertezas e da ansiedade que são provocadas por tantas mudanças”, afirma Ferreira.
Entenda
As obras no Centro fazem parte do programa Ribeirão Mobilidade, que inclui cerca de 30 intervenções pela cidade. Cerca de 90% destas estão licitadas ou com licitação em andamento e o valor do investimento é de aproximadamente R$ 500 milhões.
Serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, com total de 56 quilômetros nas principais vias do município, e também ciclofaixas.