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Análise de crédito

Boa vista scpc

CONSULTA AO BOA VISTA SCPC

A ACIRP, através do Boa Vista SCPC, oferece a seus associados serviços de informações de pessoa física e pessoa jurídica, indispensáveis para a tomada de decisões seguras nas transações comerciais.

O Boa Vista SCPC é também uma excelente ferramenta que o associado pode utilizar para registrar seus clientes inadimplentes; ao mesmo tempo que ele fornece ao mercado informações sobre seus clientes, ele força o consumidor a voltar à sua empresa para resgatar sua dívida.

 

 

Solicite uma visita

Para saber mais sobre a parceria ACIRP / Boa Vista SCPC, entre em contato através dos telefones (16) 3512-8121 | 3512-8122 ou pelo email: [email protected] .

Ou então, faça-nos uma visita à rua Visconde de Inhaúma, 489 – 1º Andar.

Serviços Boa Vista SCPC

Pessoa Física

O que é?

O Acerta Essencial é uma solução que fornece insumos necessários para clientes tomarem decisões de crédito mais assertivas e realizarem melhores vendas.

Além dos dados restritivos e cadastrais, esta ferramenta apresenta também soluções de inteligência em sua composição, as quais facilitam o processo de venda e reduzem o risco de crédito.

 

Como utilizar?

Com base na avaliação de risco e demais dados disponíveis, os clientes da Boa Vista SCPC têm insumos necessários para uma análise detalhada dos consumidores e, assim, podem subsidiar suas decisões de crédito, tornando-as mais assertivas e reduzindo o risco de inadimplência.

Seguem abaixo alguns dos diversos benefícios que o produto confere:

› Agilidade e padronização do processo de decisão de crédito;

› Redução do risco de inadimplência com a utilização do Score;

› Dados Cadastrais, Restritivos e Comportamentais completos para uma análise detalhada do consumidor.

 

Quais informações retornam?

• Inteligência: Avaliação de risco (score) e Renda presumida;

• Dados cadastrais completos e de localização;

• Restritivos: Débitos, protestos;

• Comportamento: Alerta de documentos e consultas anteriores;

• Opção de consulta gratuita a cheque: Simples (CCF, Cheques devolução usuário, cheques sustados motivo 21 e contumaz) e Completa (todas as informações da consulta simplificada + detalhamento do cheque consultado);

• Confirmação gratuita de endereço a partir de telefone e CEP;

• Atributos adicionais com tarifação específica: Sugestão de limite de parcela e Sugestão Aprova/Reprova.

O que é?

O Acerta Mais é uma solução que acelera o processo de venda dos clientes. De forma simples, apresenta uma recomendação de aprovação, ou não, da negociação realizada, a partir de informações comportamentais e cadastrais existentes na Boa Vista SCPC e sua combinação com soluções analíticas.

 

Como utilizar?

Com base na recomendação Aprova / Não Aprova, baseada em uma robusta política de crédito desenvolvida pela Boa Vista SCPC, os clientes podem reduzir a quantidade de análises de crédito e acelerar o processo de concessão. Este relatório também apresenta o Score e, para casos específicos, em que o consumidor apresenta risco de inadimplência elevado, o cliente pode fazer uma análise mais detalhada em relação aos dados disponíveis: Cadastrais, Restritivos e Comportamentais.

• Velocidade na venda;

• Decisão baseada em uma robusta política de recorrente;

• Inteligência aplicada à informação para apoio na tomada de decisão

 

Quais informações retornam?

• Inteligência: Sugestão de aprovação ou reprovação da negociação realizada, avaliação de risco (score) e renda presumida;

• Dados cadastrais completos, telefones vinculados e de localização;

• Restritivos: Débitos, protestos, ações;

• Comportamento: Alerta de documentos, consultas anteriores e outras grafias;

• Opção de consulta gratuita a cheque: Simples (CCF, Cheques devolução usuário, cheques sustados motivo 21 e contumaz) e Completa (todas as informações da consulta simplificada + detalhamento do cheque consultado);

• Confirmação gratuita de endereço a partir de telefone e CEP;

• Atributo adicional com tarifação específica: Sugestão de limite de parcela.

O que é?

O Acerta Completo é uma solução completa que confere uma visão integrada do indivíduo e mercado, através de ferramentas robustas que apoiam a decisão de crédito: Uma recomendação de aprovação, ou não, da negociação realizada e uma sugestão de limite de parcela mensal, construída a partir de informações fornecidas pelo IBGE, a qual sugere um valor de crédito (em R$) de parcela mensal a ser concedido a um consumidor, de acordo com sua renda mensal disponível.

 

Como utilizar?

A solução Acerta Completo oferece ferramentas analíticas que possibilitam uma visão integrada do indivíduo, a partir de uma análise completa e detalhada das informações individuais e de mercado, além do comportamento histórico. Esta é considerada a solução mais completa do portfólio de Pessoa Física, pois integra todas as visões e informações necessárias para uma assertiva tomada de decisão.

•Possibilita adequar prazos, limites e valores de acordo com o perfil de risco do consumidor;

•Sugestão de aprovação do crédito, reduzindo o tempo de análise da venda;

•Inteligência aplicada à informação para apoio na tomada de decisão.

 

Quais informações retornam?

•Inteligência: Sugestão de aprovação ou reprovação da negociação realizada, sugestão de limite de parcela mensal, avaliação de risco (score) e renda presumida;

•Dados cadastrais completos, telefones vinculados e de localização (melhor endereço e melhor telefone), participação de empresas;

•Restritivos: Débitos, protestos, ações, falências empresariais;

•Comportamento: Alerta de documentos, consultas anteriores por segmento, outras grafias e alerta de inconsistência PJ;

•Opção de consulta gratuita a cheque: Simples (CCF, Cheques devolução usuário, cheques sustados motivo 21 e contumaz) e Completa (todas as informações da consulta simplificada + detalhamento do cheque consultado);

•Confirmação gratuita de endereço a partir de telefone e CEP.

Vantagens do Valida ID

Autonomia e flexibilidade: Consulte somente os dados que fazem sentido para a sua estratégia de vendas;

 

Redução de riscos de fraude: Valide todas as informações cadastrais de um cliente no PDV e evite possíveis fraudes;

 

Facilidade de uso: Busque informações utilizando o CPF, e-mail, telefone ou nome completo;

 

Autopreenchimento cadastral: Você informa o CPF do seu cliente e o Valida ID devolve, automaticamente, os demais dados cadastrais;

 

Validação cadastral: Confirme informações da sua base de clientes, mantendo-as atualizadas e completas;

 

Recupere clientes: Retome contato com seus clientes inativos. Descubra o telefone, o endereço e o e-mail fornecendo o nome completo.

 

Conheça os módulos oferecidos

O Valida ID é composto por 4 módulos. Ao definir sua estratégia, você pode escolher aquele que melhor se enquadra no que você precisa. São eles:

 

Módulo 01 – Cadastral

Fornece:

• CPF

• Nome Completo

• Nome da mãe

• Data de nascimento

• Situação do CPF

 

Módulo 02 – Cadastral Completo

Fornece atributos do módulo 01 e:

• Data de atualização do status na Receita do CPF

• Região de origem do CPF

• Nacionalidade

• Signo

• Sexo

• RG

• Órgão expedidor

• Data de emissão do RG

• UF do RG

• Grau de instrução

• Quantidade de dependentes

• Estado civil

• Título de eleitor

• Óbito

 

Módulo 03 – Localização

• E-mail

• Telefone (5 melhores)

• Endereço (5 melhores)

 

Módulo 04 – Qualificação

• Óbito e ano do óbito

• Grau de parentesco

• Household (familiares)

 

Escolha entre os módulos 01 e 02 e, se quiser, adquira também os módulos 03 e 04.

Pessoa Jurídica

O que é?

O DEFINE CADASTRO é um relatório puramente cadastral para empresas de todos os portes, sendo uma solução completa para prevenção à fraude, ações de marketing e validação cadastral. Com o DEFINE CADASTRO é possível conhecer todos os dados cadastrais de uma empresa, além de adicionar seu quadro societário e participações e seu faturamento presumido.

 

Como utilizar?

Indicado para validação cadastral de empresas de todos os portes, o DEFINE CADASTRO agrega informações confiáveis e contribui para:

•Atualização de base cadastral: Ter uma base cadastral atualizada é fundamental para ações de cobrança e maior possibilidade de recebimento;

•Prevenção à fraude: Ter segurança para tomada de decisão com a garantia de ter informações cadastrais atualizadas e confiáveis;

•Aumento das vendas: Ações de marketing para aumento das vendas e resultados para a empresa ao conhecer o faturamento presumido dos clientes;

•Risco sob controle: A validação cadastral reduz os riscos de inadimplência e perdas financeiras.

 

Quais informações retornam?

•Cadastral Completo

•Localização

•Alerta de Inconsistência

•Features que podem ser adicionadas à consulta:

•Societário

•Participações em outras empresas

•Informações Analíticas: Faturamento presumido.

Todas as features e extras podem ser adicionadas ao relatório, custo adicional, sem a necessidade de fazer uma nova consulta.

O que é?

DEFINE RISCO é o relatório ideal para consulta simples de informações cadastrais e restritivas para avaliação de negócios junto a empresas. Sua utilização proporciona maior segurança para a tomada de decisão, pois indica o risco da empresa consultada se tornar inadimplente através da classificação do Risco Empresarial. À consulta, é possível adicionar mais informações cadastrais e restritivas, além de incluir a Decisão (Sugestão de Negócio), Limite de Crédito e Faturamento Presumido.


Como utilizar?

O DEFINE RISCO agrega maior segurança na decisão de crédito, pois permite analisar indicações de restrições e probabilidade de inadimplência futura, além de reduzir o risco de fraude por possibilitar a validação cadastral da pessoa jurídica. Um relatório ideal para vendas recorrentes e análise de crédito com menores riscos.


Quais informações retornam?

•Cadastral básico

•Localização

•Restritivos básicos

•Consultas

•Informações comportamentais e segmentadas*

•Informações Analíticas: Score Empresarial

•Gera o Alerta 30 dias: E-mail de monitoramento gratuito por 30 dias

•Features que podem ser adicionadas à consulta:

•Complemento Cadastral

•Complemento Restritivo

•Quadro Social

•Quadro Social com Restrição

•Participação em empresas

•Participação em empresas com restrição

•Recomendação de decisão

•Faturamento presumido

•Limite de crédito.

•Extras e complementos: ANVISA; empresas no mesmo endereço; informações da folha de cheque; detalhes de todas as ocorrências das participações, consultas e restritivos.

Todas as features e extras podem ser adicionadas ao relatório, com custo adicional, sem a necessidade de fazer uma nova consulta (exceto informações da folha de cheque).

*Informação sintética disponível para todos os clientes. A visão analítica é exclusiva para empresas que compartilham dados com a Boa Vista SCPC. Esse bloco apresenta informações comportamentais que agregam maior segurança à tomada de decisão.

 
 

O que é?

O DEFINE NEGÓCIO é um relatório completo que apresenta dados cadastrais, quadro societário e participações, informações restritivas e comportamentais, Score PJ indicando o risco da empresa consultada e ainda uma Recomendação de Negócio, dando o suporte e segurança necessários para análises complexas e de alto risco de perda. Como feature, com custo adicional, é possível enriquecer o relatório com as restrições de todos os participantes e das empresas participadas, além das informações analíticas como: Limite de Crédito e Faturamento Presumido.


Como utilizar?

Entre os principais benefícios de utilizar o DEFINE NEGÓCIO, podemos citar:

•Risco sob controle: Maior segurança na concessão do crédito ao evitar a venda para empresas com alta probabilidade de se tornarem devedoras.

•Custo adequado: Informações mais completas de dados cadastrais e restritivos para analises mais complexas, com dados de sócios, administradores e participações sem custo adicional.

•Tempo: Maior agilidade na avaliação de crédito ao conciliar informações mais completas com Recomendação de Decisão e Score Empresarial.


Quais informações retornam?

•Cadastral Completo

•Localização

•Restritivos Completos

•Consultas

•Alerta de Inconsistência

•Participações em empresas

•Quadro Societário

•Informações Analíticas: Score Empresarial e Recomendação de Decisão.

•Informações comportamentais e segmentadas*

•Gera o Alerta 30 dias: monitoramento gratuito das informações restritivas do documento consultado por 30 dias

•Features que podem ser adicionadas à consulta:

•Resumo das Restrições dos Participantes

•Resumo das Restrições das Participações

•Informações Analíticas: Faturamento presumido e limite de crédito.

•Extras e complementos: ANVISA; empresas no mesmo endereço; informações da folha de cheque; detalhes de todas as ocorrências das participações, consultas e restritivos.

Todas as features e extras podem ser adicionadas ao relatório, com custo adicional, sem a necessidade de fazer uma nova consulta (exceto informações da folha de cheque).

*Informação sintética disponível para todos os clientes. A visão analítica é exclusiva para empresas que compartilham dados com a Boa Vista SCPC. Esse bloco apresenta informações comportamentais que agregam maior segurança à tomada de decisão.

 
 

O que é?

O DEFINE LIMITE é o mais completo relatório de pessoa jurídica da Família Define. Além de informações cadastrais, restritivas e comportamentais, possibilita visualizar sócios, administradores e participações em outras empresas com um resumo dos dados restritivos de todos os participantes e empresas participadas sem custo adicional. O DEFINE LIMITE é fundamental para tomada de decisão de crédito de grande complexidade e para realizações de negócios sustentáveis ao informar o Limite de Crédito adequado para o risco de cada empresa, o Faturamento Presumido do documento consultado que devem ser analisados em conjunto com o Risco Empresarial e a Sugestão de Negócio (Decisão).

 

Como utilizar?

Indicado para avaliação de negócios com empresas de todos os portes e com alto grau de complexidade, o DEFINE LIMITE agrega segurança à tomada de decisão e contribui para:

•Redução da inadimplência e fraude;

•Definição de limites de crédito e prazos de pagamento;

•Aumento de vendas e rentabilidade da carteira de clientes;

•Avaliação rápida e ágil dos sócios, administradores e outras participações sem custo adicional;

•Evita gastos futuros com ações de cobranças e falta de pagamento dos produtos e serviços;

•Maior inteligência e segurança na análise de crédito ao conciliar Risco, Sugestão de Negócio, Faturamento Presumido e Limite de Crédito.

 

Quais informações retornam?

•Cadastral Completo

•Localização

•Restritivos Completos

•Consultas

•Alerta de Inconsistência

•Quadro Societário com restrição

•Participações em empresas com restrição

•Inteligência Analítica: Score Empresarial, Recomendação de Decisão, Faturamento presumido e Limite de crédito.

•Informações comportamentais e segmentadas*

•Gera o Alerta 30 dias: monitoramento gratuito das informações restritivas do documento consultado por 30 dias

•Features que podem ser adicionadas à consulta:

•Extras e complementos: ANVISA; empresas no mesmo endereço;

•Informações da folha de cheque;

•Detalhes de todas as ocorrências das participações, consultas e restritivos.

Todas as features e extras podem ser adicionadas ao relatório, com custo adicional, sem a necessidade de fazer uma nova consulta (exceto informações da folha de cheque).

*Informação sintética disponível para todos os clientes. A visão analítica é exclusiva para empresas que compartilham dados com a Boa Vista SCPC. Esse bloco apresenta informações comportamentais que agregam maior segurança à tomada de decisão.

O que é?

O Gerenciamento de Carteira (GC) é uma solução de monitoramento de CNPJ em que é possível analisar o risco e as oportunidades da carteira de clientes e fornecedores, com base em informações completas de dados cadastrais, restritivos, rating, restritivo dos sócios e restritivos de outras participações.

 

 

Benefícios:

•Agilidade na tomada de decisão devido aos alertas diários sobre a situação da empresa;

•Redução dos riscos de fraude e inadimplência;

 

•Oportunidade de novos negócios;

 

•Destaque das últimas alterações e comparativo entre a situação atual e anterior.

 

O que o GC oferece:

Monitoramento integrado de rating, dados cadastrais da empresa, dívidas vinculadas ao CNPJ, fraude e consultas ao cadastro da pessoa jurídica;

Avisos diários por e-mail das alterações detectadas no cadastro do cliente;

Acesso ilimitado aos relatórios das empresas monitoradas;

Destaque das últimas alterações e comparativos entre a situação atual e anterior;

Tempo mínimo de monitoramento: 90 dias.

 

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (16) 3512-8000 ou e-mail: [email protected]

Passo a Passo

Entre na opção “Manutenção/Inclusão/Pessoa Física”.

Para registrar clientes devedores no sistema, informar CPF e clicar no desenho da CPU de um computador. Este mecanismo carregará os dados do cliente, se o mesmo já houver sido registrado no sistema, ou clicar no símbolo da Secretaria da Receita Federal que carregará os dados da pessoa inscrita naquele CPF. Digite somente os números que compõem o documento, não é necessário colocar pontos, hífens ou barras. Exemplo: o CPF deve ser digitado assim: 12345678910.

Se o cliente já tem ou teve registro, as informações já vão aparecer ou se o CPF digitado carregou a pessoa que fez o cadastro em sua empresa, digite o CEP do endereço que ela lhe forneceu e clique na CPU para carregar o nome da rua, bairro e cidade. Você terá que informar somente o número da casa ou apartamento e complemento, se houver, por exemplo: Rua Fulano de Tal, nº 10 (Complemento) Ap. 12 ou Casa 03.

IMPORTANTE:

• Informando o RG, também não pontue, nem coloque hífen ou barra e informe a Unidade Federativa, ou sigla do Estado emissor.

• Se o cliente tem um avalista para aquela dívida, clique nas palavras “clique aqui” para abrir a janela que permitirá a inclusão dos dados do avalista.

Em Dados da Dívida, escolha o tipo de documento entre Duplicata, Cheque, Carnê, Nota Promissória e Contrato; digite o nº do título, a data em que a compra foi efetuada, a data do vencimento do débito e o valor.

Leve o cursor até o botão Incluir e clique sobre ele.

Pronto, operação efetuada.

ATENÇÃO: A inclusão de qualquer tipo de documento com exceção do Cheque, gera uma carta de aviso para o devedor e a visualização do registro na consulta, para outros associados, será permitida em 10 dias corridos, após a data da inclusão.

Entre na opção “Manutenção/Inclusão/Cheque”

Para registrar clientes devedores no sistema, informar CPF ou CNPJ e clique no desenho da CPU de um computador. Este mecanismo carregará os dados do cliente, se o mesmo já houver sido registrado no sistema, ou clique no símbolo da Secretaria da Receita Federal que carregará os dados da pessoa inscrita naquele CPF ou CNPJ. Digite somente os números que compõem o documento, não é necessário colocar pontos, hífens ou barras. Exemplo: o CPF deve ser digitado assim: 12345678910 e o CNPJ, assim: 01234567000110.

Digite o CEP do endereço que o emitente do cheque lhe forneceu e clique na CPU para carregar o nome da rua, bairro e cidade. Você terá que informar somente o número da casa ou apartamento e complemento, se houver, por exemplo: Rua Fulano de Tal, nº 10 (Complemento) Ap. 12 ou Casa 03.

Em Dados da Dívida digite o nº do cheque, a data da emissão do cheque, a data do vencimento do débito e o valor. Obs. A data da compra e do vencimento deve ser a mesma. Escolha entre as opções 12, 13 e 14, a alínea de devolução que está carimbada no verso do cheque. Informe o número do Banco, da Agência e da conta corrente, este último com o dígito verificador.

Leve o cursor até o botão Incluir e clique sobre ele.

Pronto, operação efetuada.

ATENÇÃO: Este sistema não envia carta de aviso de registro ao devedor e a visualização do registro na consulta é imediata.

Entre na opção “Manutenção/Inclusão/Pessoa Jurídica”.

Para registrar clientes devedores no sistema, informe CNPJ (Digite somente os números que compõem o documento, não é necessário colocar pontos, hífens ou barras. Ex.: 01234567000110) e clique no desenho da CPU de um computador. Este mecanismo carregará os dados do cliente, se o mesmo já houver sido registrado no sistema. Se o cliente não tem cadastro, digite os dados solicitados.

Em seguida digite o CEP do endereço que lhe foi fornecido e clique na CPU para carregar o nome da rua, bairro e cidade. Você terá que informar somente o número da casa ou apartamento e complemento, se houver, por exemplo: Rua Fulano de Tal, nº 10 (Complemento) Ap. 12 ou Casa 03.

Em Dados da Dívida, escolha o tipo de documento entre Duplicata, Cheque, Carnê, Nota Promissória e Contrato; digite o nº do título, a data em que a compra foi efetuada, a data do vencimento do débito e o valor.

Leve o cursor até o botão Incluir e clique sobre ele.

Leve o cursor até o botão Incluir e clique em cima dele.

Pronto, operação efetuada.

ATENÇÃO: A inclusão de qualquer tipo de documento com exceção do Cheque, gera uma carta de aviso para o devedor e a visualização do registro na consulta, para outros associados, será permitida em 10 dias corridos, após a data da inclusão.

Entre na opção “Manutenção/Exclusão Dívidas”.

Informe o CPF, clique em localizar. O sistema carregará os dados do cliente. Para se certificar, role a barra para a direita e verifique o registro que será excluído, caso haja mais de um para o seu cliente. Clique em cima do X e confirme.

Em caso de dúvida, entre em contato com o Boa Vista SCPC pelos telefones, 3512-8141 ou 3512-8121.

Entre na opção “Manutenção/Exclusão Dívidas”.

Informe o CPF ou CNPJ, clique em localizar. O sistema carregará os dados do cliente. Para se certificar, role a barra para a direita e verifique o registro que será excluído, caso haja mais de um para o seu cliente. Clique em cima do X e confirme.

Em caso de dúvida, entre em contato com o Boa Vista SCPC pelos telefones, 3512-8141 ou 3512-8121.

Entre na opção “Manutenção/Exclusão Dívidas”.

Informe o CNPJ, clique em localizar. O sistema carregará os dados do cliente. Para se certificar, role a barra para a direita e verifique o registro que será excluído, caso haja mais de um para aquele cliente. Clique em cima do X e confirme.

Em caso de dúvida, entre em contato com o Boa Vista SCPC pelos telefones, 3512-8141 ou 3512-8121.

SOS CHEQUES E DOCUMENTOS

Cheques ou documentos roubados, perdidos ou extraviados?

Proteja-se, avise imediatamente o SOS CHEQUES E DOCUMENTOS. Cheques e documentos são frequentemente usados em golpes ou fraudes, causando graves inconvenientes para seus usuários. Por isso, em caso de roubo, perda ou extravio, denuncie imediatamente ao SOS CHEQUES E DOCUMENTOS. Além de proteger a si próprio, você estará ajudando a coibir a ação de criminosos e contraventores que causam prejuízo a você, ao comércio e a toda a sociedade.

Em caso de ROUBO, EXTRAVIO OU PERDA DE DOCUMENTOS E CHEQUES, ligue: 0800 011 1522 – Opção 3.

LIGAÇÃO GRATUITA DE QUALQUER PARTE DO PAÍS.

Dicas

Tenha seu código e senha fornecidos pela ACIRP à mão.

Caso não saiba o código e a senha, solicite-os por escrito, em papel timbrado da empresa, indicando o nome da pessoa autorizada a recebê-los.

Você pode passar a solicitação pelo fax do Boa Vista SCPC: 3512-8042, ou entregá-la numa das distritais da ACIRP.

Lembre-se, a senha é sigilosa, por este motivo ela deve ser solicitada por escrito.

Caso tenha motivo para acreditar que terceiros tiveram acesso a sua senha, o usuário deverá imediatamente solicitar a alteração da mesma.

Usuário é o único e exclusivo responsável pela utilização da senha.

Todo empresário tem o direito de saber para quem está vendendo seus produtos.

Oriente seus funcionários para que na hora do recebimento, não esqueçam nenhum dos procedimentos detalhados a seguir.

Estas precauções não causam constrangimento algum.

Nada disso é perda de tempo.

É preferível a mercadoria no estoque do que a venda mal realizada.

Nunca se deixe levar pela “intuição”, achando que o consumidor tem jeito de “gente boa”.


ENTÃO VAMOS LÁ, RECEBENDO O CHEQUE OBSERVE ATENTAMENTE:

O cheque deve ser personalizado, para poder ser conferido com os documentos do emitente.

Exija o RG, o CPF e o cartão do banco, compare a fotografia do RG e a assinatura do cheque com a dos documentos, principalmente do cartão.

Faça uma ficha de seu possível cliente. Anote o número do RG, o telefone, o endereço completo e se possível a filiação. Confirme o telefone em caso de dúvida.

Em caso de desconfiança, no ato do recebimento, solicite a assinatura também no verso do cheque. Compare as assinaturas.

Confira o preenchimento do cheque, observando o valor escrito por extenso e em cifras.

Não aceite cheques previamente assinados ou preenchidos.

Verifique se o número do banco, da agência, da conta corrente e do cheque no alto da folha conferem com os números impressos no campo CMC7, (código de barras), localizados na parte inferior do cheque (os falsários alteram os números).

Observe todas as letras e números impressos no cheque. Se houver divergência na tinta, no tamanho dos números e letras ou saliências e rasuras, não aceite, o cheque pode ter sido adulterado.

Consulte sempre o RECIC pelo fone 3512-8008 antes de liberar a mercadoria. Não esqueça que, para consultar o cheque, você precisa informar o número do CPF/CNPJ, o código do Banco, da Agência, conta corrente e o número do cheque com o dígito.

Mesmo em valores pequenos, proceda da mesma maneira.

Redobre sua atenção às sextas-feiras, principalmente após o horário de fechamento bancário, e durante todo o final de semana.

Cuidado com compras vultosas sem pedido de desconto pelo cliente e com aqueles que fazem grandes compras sem escolher com minúcia as mercadorias.

Quanto aos cheques pré-datados, considerada uma prática normal, muito usada e importante para o fomento dos negócios, os procedimentos devem ser redobrados.

Veja se o cliente anota o valor da compra no canhoto. Isto é um bom sinal.

Não aceite cheques com valor maior do que o da compra e nem reembolse o cliente pela diferença.

Sempre condicione a entrega da mercadoria para após a compensação do cheque.

Não troque cheque por dinheiro e nem aceite cheque de terceiros.


LEMBRE-SE: Quando receber um cheque sem fundos, você deve incluir seu(s) emitente(s) em nosso banco de dados do Sistema Cheque.

Basta preencher o formulário fornecido pela ACIRP e enviá-lo para a entidade.

Este ato é importante porque além de alimentar o sistema, agindo assim, você força o devedor a retornar à sua empresa para liquidar o débito.

Quando isto ocorrer, não esqueça de solicitar a reabilitação dele no sistema.

 
 

Todo empresário tem o direito de saber para quem está vendendo seus produtos.

Oriente seus funcionários para que na hora do recebimento, não esqueçam nenhum dos procedimentos detalhados a seguir.

Estas precauções não causam constrangimento algum.

Nada disso é perda de tempo.

É preferível a mercadoria no estoque do que a venda mal realizada.

Nunca se deixe levar pela “intuição”, achando que o consumidor tem jeito de “gente boa”. Então…

Faça uma ficha de seu possível cliente. Anote os números dos documentos de seu cliente, o telefone, o endereço completo e se possível a filiação. Confirme o telefone em caso de dúvida. A consulta Boa Vista SCPC|Fone fornece o endereço de instalação do telefone.

Exija os documentos RG, e CPF, compare a fotografia do RG e a assinatura com a da ficha. Se o cliente for pessoa jurídica, peça a cópia autenticada do cartão do CNPJ.

Consulte sempre o Boa Vista SCPC através do fone 3512-8008 ou da Internet site www.acirp.com.br, antes de liberar a mercadoria.

Mesmo em valores pequenos, proceda da mesma maneira.

Redobre sua atenção às sextas-feiras, principalmente no final do dia, e durante todo o final de semana.

Cuidado com compras vultosas sem pedido de desconto pelo cliente e com aqueles que fazem grandes compras sem escolher com minúcia as mercadorias.

 

LEMBRE-SE: Quando seu cliente não pagar no prazo combinado, você deve inclui-lo no banco de dados do Boa Vista SCPC, Boa Vista SCPC|Cheque, Boa Vista SCPC|Empresarial.

Basta preencher o formulário fornecido pela ACIRP e enviá-lo para a entidade carimbado e assinado ou, imprimir o termo de responsabilidade, e o Regimento Interno do sistema que lhe interessa, assinar, datar e enviar para o Boa Vista SCPC.

Este ato é importante porque além de alimentar o sistema, agindo assim, você força o devedor a retornar à sua empresa para liquidar o débito.

Quando isto ocorrer, não esqueça de solicitar a reabilitação dele no sistema.

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