- Dorival Luiz Balbino de Souza
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) completa 118 anos de fundação nesta segunda-feira (8/8) e representa hoje um universo de 5 mil empresas. Está no nosso DNA a preocupação em servir, amparar e dar proteção ao comércio, à indústria e aos serviços. Para além disso, temos tido um compromisso muito grande com a sociedade e por essa razão somos por ela reconhecidos.
A associação comercial vem há 118 anos prestando um serviço à comunidade e temos crescido e nos dinamizado porque conseguimos mostrar valor aos associados e também à cidade, porque é essencial ter alguém que nos representa. Nós, unidos, temos muito mais força para reivindicar melhorias em todos os sentidos e se formos 10 mil, seremos ainda mais impactantes, porque a representatividade só tem valor se há volume de representados.
Por essa razão chegamos ao balanço de mais de um século de atividade com um saldo muito positivo e focado no futuro. Estamos em uma era totalmente tecnológica e vamos insistir em prestar serviços renovados e de relevância. A inteligência artificial já altera não só os meios de produção, mas também as interações e queremos que nossos associados mais antigos estejam prontos para ela.
Do mesmo modo, sabemos que as novas gerações podem aproveitar a experiência para tornar seu negócio mais competitivo. O futuro do empresariado e do associativismo caminham juntos.
Aos empreendedores que estão entrando agora no mercado, recomendo que se associem agora. Procurem se aproximar das associações, que são espaços nos quais podem ser vistos, descobrir fornecedores e consumidores também.
A ACIRP tem uma diretoria, um conselho, seis distritais e espaço para muita gente vir e colaborar. Um espaço para lhe engrandecer como empresa e como cidadão.
Mesmo aqueles que não acham que não têm tempo de participar, experimentem essa aproximação para serem vistos por mais pessoas e para trocar experiência. Isso não tem preço.
Pessoas com perfil empreendedor, ontem, hoje e amanhã precisam se apoiar no associativismo para crescer e encontrar apoio. Há quem abra um negócio sem nenhuma instrução ou suporte e este é mais um motivo importante para a empresa entender que é de nova que ela precisa se associar. Assim, mais portas se abrem, e mais rápido.
A ACIRP tem uma oferta enorme de cursos e formações, muitos gratuitos e criados para atender a demanda que existe do nosso público. Queremos seguir preparando o empresário para dificuldade. Todas as empresas passam por momentos difíceis, mas é como elas driblam isso que definirá quais sobrevivem e quais fecham.
Esse know-how para enfrentar a crise é algo que o convívio com a associação pode oferecer. É fundamental que o mais antigo e o mais novo cresçam juntos. O que se paga de mensalidade de associado não se compara ao tamanho do legado, da história e do apoio que o empresário recebe e encontra na ACIRP.
Durante a pandemia, nós tivemos um crescimento no nosso número de associados. No pior momento da chegada do coronavírus, nós cumprimos nossa função de informar e apoiar o empresário para que ele superasse. Participar de uma entidade que busca e arca com os juros para que o empresário pudesse ter recurso e manter a empresa quando ela esteve fechada. Participar de um grupo que esteve presente e questionou as diretrizes quando estavam sendo criadas junto do poder público e para evitar as perdas de inúmeros empregos e empresas.
Somos uma associação sem fins lucrativos mantida por seus associados sem nenhum recurso público há 118 anos. O trabalho de seus diretores e superintendentes é todo voluntário e atualmente é uma das maiores e mais importantes entidades do gênero no Estado. E é com imenso orgulho que convidamos a todos os empreendedores, novos ou antigos, a trazerem e compartilharem seu conhecimento de modo a fortalecer a ACIRP nos muitos anos de associativismo que ainda virão.
- Dorival Luiz Balbino de Souza é presidente da ACIRP, advogado e empresário fundador de uma das maiores indústrias da América Latina em sua área e associado da ACIRP há 40 anos.