Primeira avenida de Ribeirão Preto é hoje dividida em dois ramos de comércio, um segmentado e outro geral, ambos tradicionais entre consumidores de toda a cidade
A avenida Saudade, nos Campos Elíseos, foi a primeira grande avenida de Ribeirão Preto, segundo pesquisadores locais, tendo estabelecido ao longo de sua trajetória, iniciada no final dos anos de 1910, uma ampla variedade de comércios e serviços, incluindo redes bancárias e também sede Leste da Associação Comercial e Industrial (Acirp). Em direção à avenida Brasil, a segmentação de empresas especializadas em veículos e autopeças predominou.
Daniel Sacchini, 46 anos, proprietário da Ótica e Relojoaria Valéria, estabelecida há 56 anos no número 588 da via, conta que a história da empresa e da avenida se fundem com a de sua família.
A loja foi fundada por seu pai em 1964 em um prédio alugado e, em 1966, mudou-se para prédio próprio no atual endereço.
“Sou nascido e criado nos Campos Elíseos. Nasci na Santa Casa, me casei na [Igreja] Santo Antônio… E tudo o que a gente tem devemos aos moradores, às pessoas que prestigiam nossa loja. Tenho imensa gratidão ao bairro, um local bem importante na minha vida”, relata o empresário.
Sachini diz que hoje a região tem como desafio a segurança, questão que ele considera recorrente em todo Brasil, e a falta de vagas para estacionamento, reduzidas em função do novo corredor de ônibus.
Mesmo oferecendo aos clientes convênio com estabelecimentos privados, para os mais antigos, geralmente com idade avançada e dificuldade de locomoção, atravessar a via de transito intenso se torna um verdadeiro desafio.
Ainda assim, ele vê a Saudade como um ponto especial pelo grande fluxo de pessoas e carros. “Temos muitos bancos aqui, o que acaba trazendo movimento”, destaca.
Do outro lado da calçada, no número 2656, Gladston Rosa Nascimento, proprietário da Vai Vai Acessórios e Veículos, também tem carinho especial pela avenida. Com 69 anos de idade, está há 33 anos no local, cuja sede também é própria.
“Ter várias empresas do mesmo ramo juntas ajuda nos negócios. Não pretendo mudar daqui”, diz. Atuante no setor desde os 13 anos, Nascimento hoje conta com quatro funcionários na equipe e revela que os segredos da longevidade são a atualização constante e a credibilidade no atendimento aos clientes.
“O que muda ao longo dos anos, são os carros, é a tecnologia e aqui na empresa vamos acompanhando para atender bem a clientela. Quem tem um mecânico, eletricista ou funileiro de confiança pode sempre ficar tranquilo”, garante o comerciante.