A chegada do fim do ano trouxe uma Black Friday movimentada e deve gerar um Natal bastante promissor. Um estudo conduzido pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) sobre as expectativas dos empresários mostrou que 64,7% dos entrevistados estava com boas ou ótimas expectativas para as datas.
O levantamento foi feito por meio de formulário eletrônico e analisado pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi. Ao todo, 38% dos comerciantes disseram que iriam contratar temporários.
Pela série histórica registrada na cidade, a projeção é que 18.568 novos postos de trabalho sejam criados este ano apenas pelo setor de comércio e serviços. A análise da média de admissões é feita desde 2001 com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
“Com a pandemia, houve uma reestruturação do mercado de trabalho no ano passado e, apesar da retomada em 2022, a velocidade de reposição dos postos de trabalho está mais lenta”, avalia o analista de estudos econômicos da Acirp, Lucas Ribeiro.
Na Black Friday, mais da metade dos entrevistados (52,9%) afirmou que concederia descontos, sendo o principal o foco a redução de preços com promoções (38,8%), seguido de oferta de melhores condições de pagamento (29,4%) e a composição de kits, brindes e cupons (18,8%).
WhatsApp e Telegram devem manter-se como os principais canais de conteúdos promocionais para 35,5% dos lojistas, seguidos pelo Instagram (34,5%) e telefone ou email (16,8%).
O ticket médio esperado para este ano ficou entre R$ 150,00 e R$ 300,00 por item ou presente. Os grandes puxadores de vendas devem ser os presentes para crianças e os setores de vestuário e calçados, beleza, celulares e eletrônicos.
A coleta de dados foi realizada no período de 4 e 20 de novembro com metodologia de perguntas estimuladas, quando os entrevistados escolhem suas respostas a partir de uma lista de alternativas fornecidas.
