A fidelidade do cliente é, sem dúvida, fundamental para o sucesso dos negócios. E programas de recompensas e cashback podem auxiliar os empreendedores na gestão da empresa.
No Dona Emília Café, em Ribeirão Preto, o sistema de pontuação por compras gerou, além de fidelidade à empresa, informações sobre a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
“Nós conseguimos criar indicadores da operação e alguns deles, inclusive, baseiam o pagamento da participação nos lucros e resultados que a nossa equipe recebe”, conta Danilo Targa, proprietário da cafeteria.
Há sete anos em operação, o Café trabalha com sistema de recompensas desde que abriu. A implantação do sistema de pontos teve custo inicial de R$ 400,00 à época e mais uma mensalidade no valor atual de R$ 300,00.
“É instalado junto ao sistema de caixa e identifica o cliente através do número de celular. A pessoa ganha pontos dependendo do valor da compra”, explica o empreendedor.
O programa permite acessar o histórico de vendas, receber avaliações e enviar mensagens por SMS e e-mail, mantendo a clientela por dentro das novidades e promoções.
“Os clientes aderiram muito bem, virou uma gincana. Eles vão acumulando pontos e depois trocam por produtos que consomem aqui ou que podem levar e colecionar”, explica Targa.
O empresário ressalta que não basta dar presentes; é preciso perceber como isso traz retorno para o negócio e se o cliente vê valor na ação.
“Além de recompensar o cliente que é fiel, é preciso pensar no fomento das vendas, tanto pelo aumento do tíquete médio quanto pela recorrência dos consumidores. A partir do momento que entendemos o custo do programa de fidelidade como investimento e temos uma boa estratégia, é vantajoso para cliente e empresa”, conclui o empresário.