Núcleos empresariais
Programa Empreender
O Programa Empreender nasceu em 1991, a partir de um projeto desenvolvido pelas associações ACIs catarinenses de Blumenau, Brusque e Joinville, com o apoio do governo alemão, através da HWK – Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera.
As primeiras ACIs participantes criaram uma entidade, chamada Fundação Empreender, com o objetivo de desenvolver a metodologia do Programa Empreender e disseminá-la no Brasil e América Latina.
Em 1997, o resultado obtido através desta experiência levou a FACISC – Federação das Associações Comerciais e Industriais e o SEBRAE-SC, com o apoio financeiro do SEBRAE – Nacional, a implantar o projeto em outros municípios do Estado.
A partir de outubro de 2002 o projeto foi implantado pela FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (e SEBRAE em 120 cidades do estado de São Paulo, entre elas Ribeirão Preto, pela ACIRP.
O que é o programa empreender?
O Programa Empreender é a união de micro e pequenas empresas do mesmo segmento ou multissetoriais com o objetivo de trabalharem em ações conjuntas, sob a bandeira do associativismo.
Como funciona?
Os empresários que desejam participar do programa devem ser associados da ACIRP e não há custos adicionais para participar.
Para que seja criado um núcleo setorial há a exigência mínima de cinco empresas para a participação, embora um número considerado satisfatório esteja entre dez e 15.
A partir da criação do núcleo são feitas reuniões periódicas – determinadas pelos empresários. Existe uma certa flexibilidade em relação à periodicidade (semanal, quinzenal ou mensal), mas segue uma metodologia já definida dentro dos próprios grupos.
Atualmente, a ACIRP conta com 17 grupos setoriais ativos, que representam em torno de 400 empresas.
Porque criar um núcleo?
As principais vantagens de diversas empresas se reunirem em um núcleo setorial é a troca de experiências entre os empresários, o aumento da capacitação das empresas para lidar com um mercado cada vez mais competitivo e o barateamento dos custos em compras.
Por exemplo, no caso das compras coletivas, com as empresas reunidas em núcleos é mais fácil e barato comprar uniformes ou brindes (entre outros itens), contratar agências para realizar campanhas de marketing ou realizar treinamento conjuntos, entre outros casos.
Qual o papel da acirp?
A Associação Comercial e Industrial funciona como uma grande ferramenta de apoio e de auxílio à execução dos planos de trabalho de cada núcleo. A ACIRP auxilia no planejamento de ações, após ouvir os empresários e saber quais são as suas necessidades.
Basicamente, o principal papel da ACIRP é proporcionar as condições para que as empresas cresçam e possuam condições de enfrentar as dificuldades de mercado.
Um dos pontos fortes do trabalho da ACIRP/Núcleos está no fato de a associação já ter um trabalho sólido com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senac, Sebrae, Senai, entre outros) e todos os sindicatos da categoria.
Você Sabia?
Pelo menos cinco bons exemplos de núcleos podem ser destacados de núcleos que se tornaram bem-sucedidos e ganharam vida própria, após participarem do Programa Empreender. Conheça alguns deles:
– Polo Cervejeiro, Materiais de Construção, Coopertintas e Polo de Software e Construlider.