fbpx
Serviços On-line ACIRP:

Para alterar a senha, clique aqui.

* acesso exclusivo aos associados da ACIRP

Consultas Boa Vista SCPC:

* acesso exclusivo aos associados da ACIRP

Núcleos empresariais

Programa Empreender

O Programa Empreender nasceu em 1991, a partir de um projeto desenvolvido pelas associações ACIs catarinenses de Blumenau, Brusque e Joinville, com o apoio do governo alemão, através da HWK – Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera. 

As primeiras ACIs participantes criaram uma entidade, chamada Fundação Empreender, com o objetivo de desenvolver a metodologia do Programa Empreender e disseminá-la no Brasil e América Latina.

Em 1997, o resultado obtido através desta experiência levou a FACISC – Federação das Associações Comerciais e Industriais e o SEBRAE-SC, com o apoio financeiro do SEBRAE – Nacional, a implantar o projeto em outros municípios do Estado.

A partir de outubro de 2002 o projeto foi implantado pela FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (e SEBRAE em 120 cidades do estado de São Paulo, entre elas Ribeirão Preto, pela ACIRP.

O que é o programa empreender?

O Programa Empreender é a união de micro e pequenas empresas do mesmo segmento ou multissetoriais com o objetivo de trabalharem em ações conjuntas, sob a bandeira do associativismo.

Como funciona?

Os empresários que desejam participar do programa devem ser associados da ACIRP e não há custos adicionais para participar.

Para que seja criado um núcleo setorial há a exigência mínima de cinco empresas para a participação, embora um número considerado satisfatório esteja entre dez e 15.

A partir da criação do núcleo são feitas reuniões periódicas – determinadas pelos empresários. Existe uma certa flexibilidade em relação à periodicidade (semanal, quinzenal ou mensal), mas segue uma metodologia já definida dentro dos próprios grupos.

Atualmente, a ACIRP conta com 17 grupos setoriais ativos, que representam em torno de 400 empresas.

Porque criar um núcleo?

As principais vantagens de diversas empresas se reunirem em um núcleo setorial é a troca de experiências entre os empresários, o aumento da capacitação das empresas para lidar com um mercado cada vez mais competitivo e o barateamento dos custos em compras.

Por exemplo, no caso das compras coletivas, com as empresas reunidas em núcleos é mais fácil e barato comprar uniformes ou brindes (entre outros itens), contratar agências para realizar campanhas de marketing ou realizar treinamento conjuntos, entre outros casos.

Qual o papel da acirp?

A Associação Comercial e Industrial funciona como uma grande ferramenta de apoio e de auxílio à execução dos planos de trabalho de cada núcleo. A ACIRP auxilia no planejamento de ações, após ouvir os empresários e saber quais são as suas necessidades.

Basicamente, o principal papel da ACIRP é proporcionar as condições para que as empresas cresçam e possuam condições de enfrentar as dificuldades de mercado.

Um dos pontos fortes do trabalho da ACIRP/Núcleos está no fato de a associação já ter um trabalho sólido com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senac, Sebrae, Senai, entre outros) e todos os sindicatos da categoria.

Você Sabia?

Pelo menos cinco bons exemplos de núcleos podem ser destacados de núcleos que se tornaram bem-sucedidos e ganharam vida própria, após participarem do Programa Empreender. Conheça alguns deles:

– Polo Cervejeiro, Materiais de Construção, Coopertintas e Polo de Software e Construlider.

Contato:

Para mais informações e como participar:

Telefone: (16) 3512-8168

Email: [email protected]