O talkshow Miss Comex 2022, promovido pelo Departamento de Comércio Exterior da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) em parceria com a Accrom Logística Internacional, reuniu na noite da última terça-feira (29/03), no auditório das distritais Norte e Leste, dezenas de mulheres com interesse e atuação nas área de comércio exterior e empreendedorismo.
O evento reforçou a união entre mulheres empreendedoras e a forte presença feminina em posições de liderança em Ribeirão Preto e região, oferecendo uma oportunidade para a troca de experiências e a criação de uma rede de influência feminina no ambiente corporativo em geral.
A vice-presidente da ACIRP, Sandra Brandani Picinato, abriu o evento, sendo sucedida pela coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da ACIRP, Silvia Helena Balbino. Parceira do evento, Cristiane Fais, sócia proprietária da Accrom Logística Internacional, encerrou as boas-vindas dos realizadores.
Em sua mensagem, Sandra Brandani reforçou a importância das mulheres no mercado de trabalho e no associativismo. “Comecem a participar das entidades de classe para construir a trajetória que construí dentro da ACIRP”, sugeriu a empresária.
Silvia Balbino destacou o trabalho do presidente da entidade, Dorival Balbino, para ampliar a presença das mulheres na entidade. “Muito me orgulha o empenho do Dorival em buscar associadas que pudessem fazer parte das estruturas operacionais da ACIRP, conforme o estatuto”.
Na sequência, as irmãs Flávia Borges e Fabiana de Oliveira, sócias do grupo Cedro, que atua na área de franquias de cosméticos e cuidados pessoais; Helena Saldanha, gerente de compras da Netafim; e Luana Vasco, gerente de comércio exterior da Intelli, falaram sobre suas experiências profissionais e os desafios das mulheres empreendedoras.
As irmãs Flávia Borges e Fabiana de Oliveira abordaram os desafios e estratégias na gestão das franquias em que atuam: com 22 lojas das marcas dos grupos O Boticário e Sunglass Hut. “Através do empreendedorismo, podemos transformar pessoas, famílias e cidades com a geração de negócios que fazem a economia girar”, explicou Fabiana.
Helena Saldanha falou sobre suas experiências profissionais e abordou a importância da atualização e da ampla conexão e interdependência da economia global. Sobre o Aeroporto Leite Lopes, recém-privatizado, ela avalia que uma estrutura de exportação local facilita e agiliza a logística do comércio exterior, com vantagens não apenas financeiras, mas principalmente de tempo.
Para Luana Vasco, que passou por diversas funções na área internacional, a atualização constante é ainda mais fundamental ao profissional de Comex, uma vez que legislação e regras passam por mudanças com frequência.
Com relação a escassez de fretes e alta nos preços internacionais de transportes, Luana vê o desafio como uma chance para deixar as exportações brasileiras mais competitivas. “Se o frete aqui subiu para nós, na China subiu mais ainda. Então, é uma oportunidade”, disse.