Polo Cervejeiro do Programa Empreender busca consolidar Ribeirão como Capital da Cerveja Artesanal
O Polo Cervejeiro do Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) vem consolidando a cidade e a região como referências no segmento de cervejas artesanais de boa qualidade.
Com ampla programação técnica, voltada para negócios e também para o público consumidor, o grupo de 14 cervejarias independentes têm promovido o crescimento do setor.
O reconhecimento como o primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) cervejeiro do interior paulista, aliás, foi resultado da união dessas cervejarias independentes dentro do Polo Cervejeiro. Um trabalho que incluiu parcerias com entidades como ACIRP, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Sertãozinho, Supera Parque Tecnológico e Sebrae.
Integram o Polo Cervejeiro da ACIRP as empresas Alquimia Cervejaria, BR Brew, Experiência, Invicta, Lund, Maltesa, Martinica, SP 330, Cervejaria Walfänger, Weird Barrel Brewing Co., Wolfes Bier, Oráculo, Pata da Onça e Sales Bier.
“A regionalização de produção e venda da cerveja artesanal é um movimento importante para a economia de Ribeirão Preto e tem gerado, além de novos empregos nas áreas da indústria, de hotelaria e turismo, um circuito de aprendizado contínuo da cultura cervejeira fora das capitais”, avalia o presidente da ACIRP, Dorival Balbino.
Outra conquista do grupo foi a realização do 1º Craft Beer Ribeirão, entre 8 e 11 de setembro. Mix de feira de negócios e festival cervejeiro com 80 rótulos de 20 produtores, o evento reuniu cerca de 6 mil pessoas para degustar e empreender no segmento das cervejas artesanais.
No Meeting Cervejeiro, profissionais acompanharam palestras e rodada de negócios com grandes players nacionais, além de ter acesso a curso especializado da Fermentis Academy.
A programação incluiu ainda com a 10ª South Beer Cup, concurso conhecido como Libertadores da Cerveja, e a primeira edição da Copa Paulista, focada nos produtores do Estado.
O Brasil ficou com seis das 16 medalhas de ouro da South Beer Cup, que premiou também cervejas do Equador (dois ouros) e Argentina (oito ouros).
Ao todo, 20 companhias brasileiras foram premiadas com medalhas no concurso sul americano. A ribeirão-pretana Walfänger foi ouro na categoria Lager Clara, com sua Helles, e prata com a Sebastian Altbier. Na Copa Paulista, faturou o prêmio de melhor cervejaria, com 10 medalhas no total.
No dia 26 de agosto, o Polo Cervejeiro da ACIRP promoveu ainda um seminário gratuito sobre o cultivo do lúpulo e melhoria das vendas de cervejas artesanais. A formação foi promovida em com o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade vinculada à Confederação Nacional de Agricultura (CNA).