Com relação ao Plano de Retomada Econômica apresentado pelo Executivo Municipal ao governo do Estado de São Paulo, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto entende que o prefeito Duarte Nogueira acerta ao defender que as diferentes regiões do estado sejam tratadas de forma distinta, pois isso permitirá preservar empregos e renda.
A entidade concorda com o fato do Decreto Municipal 101/2020 flexibilizar a proibição das atividades econômicas com base no monitoramento da evolução da pandemia uma vez que isso permite um mínimo planejamento por parte dos empresários.
A ACIRP defende, entretanto, que o sistema de Take Out, com a retirada de produtos nas lojas por pedestres, deve ser implantado de imediato em todo o comércio, não apenas no setor de alimentação e atividades consideradas essenciais. É um compromisso da associação que comerciantes e funcionários trabalhem tomando o máximo de cuidado, inclusive com a utilização de máscaras, para que não haja retrocesso neste processo.
Para isso, a ACIRP, junto outras entidades, está disposta a ajudar a construir protocolos com soluções técnicas para viabilizar que se trabalhe com segurança. A associação também se compromete a continuar ajudando a divulgar procedimentos e processos para que as empresas auxiliem no combate à Covid-19.