PDTIC – Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (já aprovado)
Entre os trabalhos executados pelo Departamento de Relações Institucionais está o acompanhamento dos diversos planos municipais, como os de Educação e Tecnologia da Informação. Da mesma forma, a equipe multidisciplinar do Departamento de Relações Institucionais também acompanha a execução de obras de grande impacto para Ribeirão Preto, como as previstas no Programa Ribeirão Mobilidade, relacionado com a construção de diversos corredores de ônibus e outras intervenções viárias. (Clique aqui para acessar o plano)
CORREDORES DE ÔNIBUS
Estas obras estão sendo executadas, desde 2018, com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento PAC Mobilidade II, que vinha se estruturando desde 2012 com a aprovação do Plano Municipal de Mobilidade.
O acompanhamento por parte do Departamento de Relações Institucionais com o PAC Mobilidade II envolve o cuidado com as obras de corredores de ônibus. Dessa forma, a ACIRP conseguiu implantar reivindicações importantes, destinadas a minimizar o seu impacto na cidade e no ambiente de negócios local.
WHATSAPP – A ACIRP criou diversos grupos de WhatsApp para cada corredor de ônibus, com o objetivo de discutir eventuais problemas que ocorram durante a realização das obras.
Uma das reivindicações acolhida pela prefeitura foi o “fatiamento” das obras, em extensões máximas de 200 metros, minimizando os impactos para os comerciantes.
A ACIRP ainda encaminhou outras contribuições, algumas não acatadas, como as listadas abaixo:
POR ONDE COMEÇAR: iniciar as obras dos corredores de ônibus pelas localidades onde existe predominância do uso habitacional, em datas importantes para o comércio (dias das Crianças, das Mães, dos Pais e Natal), de modo a preservar o fluxo de clientes nessas ocasiões. Isso ocorreu em 2018 e 2019, nas avenidas Dom Pedro I e Café.
ÔNIBUS: elaborar regramento para embarque e desembarque nos corredores de ônibus nos horários que não haja pico.
COMUNICAÇÃO E SINALIZAÇÃO: anunciar antecipadamente quais serão as áreas afetadas pelas obras e as suas respectivas rotas alternativas, sinalizando durante a realização dos trabalhos, todo o trajeto a ser realizado por rotas alternativas.
FAIXAS DE RODAGEM: definir o fluxo de circulação de veículos pesados, motos e afins, uma vez que o projeto prevê uma única faixa de rodagem.
ÁREA AZUL: programar área azul nas perpendiculares da Av. Dom Pedro I, assim como em demais localidades onde se julgue necessário, com o respectivo aumento da fiscalização da área azul e otimização da rotatividade de vagas na vizinhança imediata aos corredores de ônibus.
VIAS PARALELAS: Reorganização da estrutura de vias paralelas a corredores de ônibus, como forma de dar suporte à circulação de veículos nestas regiões. Como exemplo, na região da avenida Dom Pedro I, as ruas Maranhão e André Rebouças poderiam servir de suporte para melhoria do fluxo, sendo a avenida do corredor de ônibus utilizada apenas por veículos com destino à sua localidade.
HORÁRIOS DE PICO: Exclusividade de tráfego no corredor de ônibus apenas nos horários de pico, por exemplo, das 6h30 às 9h30, e 17h às 19h30, liberando seu uso em horários intermediários.