Atividade da campanha Setembro Amarelo compôs a programação do Projeto Ruas Completas no último domingo; ACIRP tem se empenhado pela revitalização do espaço
A reocupação da Praça Pedro Biagi, no bairro Ipiranga, incentivada pela ACIRP, tem permitido levar a moradores e empresários da região oportunidades visando a melhoria da qualidade de vida.
Na manhã do último domingo (25/9), a praça recebeu a “Ação de Promoção de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio”, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio de parceiros.
A atividade integra a agenda do “Setembro Amarelo”, mês mundial de conscientização sobre a necessidade da quebra dos estigmas sobre saúde mental. A ideia é permitir que todos se sintam aptos e bem em buscar ajuda profissional quando houver qualquer sofrimento psíquico.
Participaram da realização a Coordenadoria de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CSMAOD) e o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para Prevenção do Suicídio.
O Núcleo de Responsabilidade Social da ACIRP foi um dos apoiadores do evento, assim como o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma das entidades promotoras do Setembro Amarelo no Brasil; a Secretaria de Educação, o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Posvenção do Suicídio (LEPS), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e a Unipsico (Cooperativa de Trabalho de Psicólogos de Ribeirão Preto).
A atividade compôs a programação do Projeto Ruas Completas que também incluiu apresentação do canil da Guarda Civil Metropolitana, realização de atividade física pelo Programa de Integração Comunitária (PIC), atendimento da Assistência Social, feira de orgânicos, plantio de mudas, contação de histórias e apresentações musicais.
Retomada do Espaço Público
O projeto Ruas Completas visa à requalificação dos espaços urbanos por meio de intervenções urbanísticas e de ocupação ativa pela comunidade. Sob responsabilidade do Departamento de Mobilidade Urbana da secretaria de Planejamento, o projeto tem o apoio da ACIRP que realizou, no dia 1º de dezembro de 2021, a primeira ação de revitalização da praça por meio de um mutirão de limpeza liderado por empresários.
A ação serviu para expor o abandono do local por parte da administração pública e, desta forma, contribuiu para que o local se tornasse piloto do Projeto “Ruas Completas”. A associação também defende a instalação de empresas de food trucks na rua André Rebouças, via paralela à avenida Dom Pedro I e lateral à Praça Pedro Biagi. Para isso, a entidade aguarda que a Prefeitura inclua o pedido nas regularizações que ocorrerão até novembro em cumprimento à nova legislação aprovada no mês de agosto.