Em relação à nova atualização do Plano São Paulo, procedida na data de hoje (22/01) e que regride todo o Estado à fase vermelha aos finais de semana e após às 20 horas de segunda à sexta, a ACIRP considera, mais uma vez, que há falta diálogo do governo estadual com a sociedade e os poderes públicos municipais para traçar uma diretiva mais eficiente de combate à pandemia.
Determinar o fechamento de bares e restaurantes aos finais de semana pode se mostrar inócuo se não houver capacidade de fiscalização para impedir e encerrar festas e quaisquer outros tipos de aglomerações não permitidas. Além disso, a medida vai lançar para aglomerações, um público que frequentava de forma segura os bares e restaurantes.
Ribeirão permaneceu por mais de 100 dias na fase amarela, com pleno funcionamento do comércio e situação estável de casos e internações. Portanto, entendemos que é necessário combater o que realmente está causando o aumento de casos.
Por fim, a ACIRP se solidariza com a população, com os profissionais da saúde, com as famílias vitimadas pela doença e com o setor produtivo, incluindo empreendedores e trabalhadores.
A entidade ainda lamenta o comportamento de uma pequena parte da população que ainda não se conscientizou sobre os devidos cuidados dos quais depende a saúde coletiva e também a sobrevivência de famílias trabalhadoras.