
O empresário Waldomiro Sandrin, de 93 anos, morreu nesta sexta-feira, em Ribeirão Preto, vítima de complicações provocadas pela Covid-19. Sandrin era um dos associados mais dedicados e antigos da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e um dos principais responsáveis pelo processo de criação da Distrital Leste da entidade, a primeira das seis atualmente existentes, fundada em dezembro de 1976.
Também integrou a diretoria da Distrital Centro, Rotary Club, CDL/Sincovarp, além de participar ativamente das diretorias de diversas entidades assistenciais. Em 2004, recebeu da Câmara Municipal, o título de cidadão emérito de Ribeirão Preto
“Foi um desbravador, uma pessoa que se dedicou de corpo e alma tanto à sua família e empresa, como à ACIRP. A Associação Comercial e Industrial será eternamente grata pelo que Waldomiro Sandrin fez por ela, pela luta permanente pelo seu engrandecimento e, sobretudo, pela nossa Distrital Leste, que hoje ainda é a maior que temos, tanto em área como em número de sócios”, afirmou o presidente da ACIRP, Dorival Balbino.
Biografia
Waldomiro Sandrin era filho dos Campos Elíseos, onde nasceu em 23 de fevereiro de 1928. Era um defensor ardoroso do bairro. Começou cedo a labutar. Aos dez anos, já trabalhava em uma padaria, mais tarde foi ser ascensorista dos Correios, onde fez carreira. Ao mesmo tempo, percorria as ruas do bairro vendendo joias e relógios, de casa em casa, pelas ruas do bairro.
Em 1968, abriu a Relojoaria Sandrin, na avenida Saudade, onde nunca deixou de trabalhar. “Não é só comprar, vender, pagar contas e realizar o lucro. A gente também tem de ajudar aquele que precisa ser ajudado. Nada melhor do que você fazer uma ação que vai melhorar a vida do próximo”, disse o empresário à jornalista Ana Cândida Tofeti, no livro “A Joia dos Campos Elíseos: a história do empresário Waldomiro Sandrin, um guardião do bairro”.

O livro foi lançado em 2018 e faz parte da série Grandes Empresários, em que a ACIRP homenageia os principais nomes do empresariado de Ribeirão Preto.
Waldomiro Sandrin era viúvo de Hermelinda Henriques Sandrin e deixa os filhos Cirlene, Nanci e Sidnei, dois netos e um bisneto. “Ele ficará com o seu nome marcado para sempre na vida da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, da Distrital Leste e, principalmente, da região dos Campos Elíseos.
Penso ser desnecessário o fechamento do comércio, até pelo contrário, o funcionamento dele deveria ser extendido, visando uma melhor opção do consumidor, evitando assim aglomeração. E o mais importante, o comerciante manter disciplina na quantidade de pessoas no interior do comércio , uso de máscara e álcool em gel, apenas isso. Nada de fechar a cidade.