Comércio sente os efeitos positivos da expansão de bairros na região; fim das obras na av. D.Pedro I deve facilitar o fluxo de consumidores
A zona Oeste, há tempos considerada um centralidade urbana, vem crescendo em população e área ocupada. Apenas nos últimos cinco anos, a região ganhou quatro novos bairros, que juntos somam 1.310 residências e 7.342 habitantes.
Os números foram levantados pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi da ACIRP junto à base de dados da Prefeitura de Ribeirão. O cálculo da população toma como referência a média aplicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 3,4 pessoas por unidade.
Ainda de acordo com a Prefeitura, entre 2011 e 2018 foram autorizados 31 empreendimentos na região, incluindo residenciais e não-residenciais.
O adensamento, somado ao término das obras na avenida D. Pedro I, tende a ampliar o potencial comercial da região com os moradores destes bairros utilizando mais a via em seus trajetos diários.
Ezio Glaci de Faria, 62 anos, sócio-proprietário da Pisos Faria, conta que os comerciantes e prestadores de serviço da região já sentem o consumo aquecido como o movimento trazido pelos novos bairros.
“A cidade cresceu aqui para nossa região e o movimento da loja aumentou muito também”, relata.
Faria integra a Distrital Oeste há 32 anos e está otimista e recomenda aos empresários investir para bem receber os consumidores.
“Eu acredito que os novos corredores de ônibus e a Dom Pedro reformada vão atrair mais clientes para o bairro. E temos que acompanhar a evolução, organizando as lojas, reformando para conseguir atender o aumento de demanda”, sugere.